terça-feira, 5 de outubro de 2010

RÁDIO ESSA TECNOLOGIA É POSSÍVEL NA ESCOLA




RÁDIO ESSA TECNOLOGIA É POSSÍVEL NA ESCOLA
Um pouco de historia: “No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC”. http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(comunica%C3%A7%C3%A3o)
Entre os meios de comunicação de massa, de maior alcance público, a rádio é a mais popular se constituindo, muitas vezes, no único meio de levar a informação para populações de diversas regiões que ainda hoje não têm acesso a outros meios, seja por motivos, econômicos, geográficos ou culturais. A função social do raio quanto agente de transmissão de informação e cultura influência a vida de seus ouvintes além da formação de opinião.
Assim nos foi propiciado um colóquio com três pessoas do meio sendo: uma a Coordenadora do Mais Educação (Programa de Atividades em turno oposto) O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. Outra Coordenadora da ONG Cipó, uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 1999 por comunicadoras que tinham um sonho: transformar a vida de meninas e meninos de classes populares por meio da Comunicação. Queríamos que essa moçada ampliasse a sua visão da realidade, tivesse ouvidos bem abertos, colocasse a boca no trombone e participasse ativamente de sua comunidade. Foi então que subvertemos a tradicional imagem dos três macaquinhos que não falam, não ouvem e não vêem e nos oferecemos como um “cipó” para ajudá-los a alcançar galhos cada vez mais altos, mantendo todos os sentidos em alerta e bem abertos. E o diretor da Rádio Educadora de Salvador, A RADIO EDUCADORA: Este projeto vem no sentido de aproximar as rádios públicas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Outro objetivo é reunir as transmissões internacionais em língua portuguesa, as quais são desconhecidas do grande público.


NOSSO PROGRAMA DE RÁDIO
As aventuras de uma programação como produto de conhecimento.
Discutimos no grupo o que fazer e muitas idéias vieram à tona, mas quanto mais pensávamos mais idéias surgiam até que me aventurei num poema e socializei com o grupo e numa justa e possível junção fizemos o que de melhor podemos para o momento. É verdade que depois de tudo pronto sempre pensamos que pudesse ser melhor. Mas fica a certeza de que fazer um programa de qualidade requer exercícios constantes assim como tudo que desejamos fazer bem feito, a impostação da voz a leitura que precisava de um ritmo e clareza das palavras nos fez ir e vir algumas vezes.
Valeu a pena à ousadia e fica a certeza de que vamos em frente construindo alguns momentos desses em sala de aula para que nossos alunos percebam o potencial que tem e... Sabe Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário