terça-feira, 5 de outubro de 2010

DOCÊNCIA ON LINE

Uma educação nesses moldes só é real quando habitamos as redes, o ciberespaço, fóruns e outros, mas não tão somente para cumprimento de tarefas.
A educação online compreendida como modalidade educacional potencializada emerge como um fenômeno da cibercultura. As tecnologias permitem novas formas de interação tanto com conteúdos informativos quanto entre as pessoas, percebe-se que, além da informação, o ambiente online de aprendizagem possibilita interlocução entre seus freqüentadores.
A educação online traz desafios específicos para professores e alunos, busca uma formação voltada para um novo indivíduo assim percebemos que gestores e docente ainda estão despreparados para lidar com a demanda comunicacional desses novos aprendizes.
É necessário que a educação contemple seu perfil e isso exige do professor redimensionamento da sua prática docente, se adequando ao novo espaço de sociabilidade, ao novo ambiente comunicacional e a nova organização, da informação e conhecimento próprios da cibercultura.
Contudo como conseqüência da educação online, as ações tradicionais de professores e alunos perpassam por profundas mudanças, o professor deixa ser mero transmissor de saberes, sendo levado a disponibilizar múltiplas experimentações, educando com base na construção colaborativa do conhecimento, no diálogo, na provocação à autoria criativa daquele que aprende.

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